A equidade de gênero no mercado de trabalho é uma luta antiga das mulheres e, para o setor de tecnologia não é diferente. Segundo um estudo do Instituto Allen, levaremos 116 anos para que a presença feminina alcance o mesmo número da masculina na Ciência da Computação — como eu gostaria de estar aqui para ver isso acontecer antes! Tal como na sociedade, existe uma grande necessidade no setor de tecnologia por uma luta ativa e urgente pela equidade de gênero.
O mercado de trabalho, como um todo, foi construído sob a ótica de que homens são ligados a funções relacionadas à razão e objetividade, e mulheres à subjetividade, ao cuidado e ao emocional. A quebra desse paradigma, o incentivo e o acolhimento desde a infância e adolescência, para que mulheres ocupem também esse posto, quando assim desejarem, é essencial para alcançarmos a equidade de gênero no setor.
Ocasionalmente, mulheres que desejam desenvolver carreiras na tecnologia são expostas à hostilidade e julgamento. Isso acontece desde o processo de formação educacional, participação em processos seletivos e contratação e onboarding, uma vez que a predominância neste mercado é de uma cultura masculina com vieses de gênero e, portanto, excludente.
Sua Empresa precisa criar um Site ou App Mobile? Pode contar conosco.
Entre em contato e solicite um orçamento. Será um prazer transformar suas ideias em realidade!!